A Coordenação de Políticas de Juventude através da Secretaria de Relações Institucionais, e a Secretaria de Política para Mulheres, em parceria com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA) comunicam a abertura das inscrições para os Cursos de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.
As inscrições começam na próxima quarta-feira (01) e vão até o dia 31 de agosto. Disponível nas modalidades de Aperfeiçoamento (300 horas) e Especialização (420 horas), os cursos são gratuitos e serão realizados de forma semipresencial através da Universidade Aberta do Brasil. As vagas serão destinadas aos pólos de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itamarajú, Itabuna e Irecê, extensivos aos municípios circunvizinhos a esses pólos. O edital de seleção com todas as informações necessárias está disponível no endereço www.ppgneim.ffch.ufba.br
Estes cursos são dirigidos a servidores/as federais, estaduais e municipais da Administração Pública, a integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, dos Fóruns Intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Juventude e a dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero, igualdade étnicorracial e juventude. Também poderão ser beneficiados/as pelo programa gestores/as das áreas de educação, saúde, trabalho, segurança e planejamento.
Trata-se de um curso oferecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), pela Universidade Federal da Bahia e a Universidade Aberta em uma parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Na Bahia, estes cursos contam com a parceria da Secretaria de Política para Mulheres e Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado
O objetivo dos cursos de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP-GeR é formar profissionais aptos a atuarem no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. A meta é que a Administração Pública desenvolva instrumentos para transformar a preocupação com a equidade de gênero e raça em ações permanentes e sistêmicas incorporadas à agenda pública.
Segundo Vladimir Pinheiro, Coordenador de Políticas de Juventude da SERIN, essa ação fortalece os espaços de participação política das juventudes e seu protagonismo. “É importantíssimo criarmos conselhos e espaços institucionais de políticas públicas para juventude, mas também, garantirmos uma intervenção qualificada de nossos jovens nestes espaços. A elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de Políticas Públicas para Juventude, com o foco em Gênero e Raça, garantirá aos nossos jovens pensar as políticas públicas a partir destes segmentos oprimidos historicamente, e criarem mecanismos de inclusão e emancipação dos mesmos”, pontuou o coordenador.
ASCOM SERIN
0 comentários:
Postar um comentário