A comunidade de Lage dos Negros vem sofrendo a tempos com as constantes falta de energia. O problema é antigo, desde a inauguração da mesma ocorrida no final de 1999, o que era alegria tornou-se motivo de intriga.
Pois durante o verão a seca na região do Baixo e Médio Salitre, localizada entre os municípios de Juazeiro e Campo Formoso, os produtores rurais que utilizam as águas do rio para a irrigação vivem em conflito permanentemente para a utilização das águas, pois os produtores rurais que ficam no Baixo Salitre, raramente recebe água do rio, uma vez que os produtores do Médio Salitre utilizam bombas elétricas para a captação de água, e essas águas serem utilizadas nas lavouras irrigadas.
Uma solução que os produtores afetados com a falta da água encontraram foi a tentativa de cortar o fornecimento de energia elétrica para os produtores do Médio Salitre, com isso esses produtores provocam o corte da fiação ou até mesmo a derrubada de postes da rede elétrica, acarretando na interrupção do fornecimento de energia elétrica para mais de 40 comunidades rurais.
Esse é apenas um dos motivos que causa a falta de energia, outro motivo é sobrecarga da rede. Esse problema é tão antigo quanto o primeiro, e frequentemente quando há uma sobrecarga na rede elétrica acontece também o corte do fornecimento.
Em ambos os casos a empresa que tem os direitos de concessão não mostra nenhum interesse em resolver em definitivo esse problema. Quando acontece tais casos da interrupção no fornecimento em média a empresa demora entre 12 à 72 horas para resolver o problema. Muitos comerciantes e também moradores tem perdas principalmente em produtos perecíveis,que necessitam de uma câmara frigorífica, freezer ou geladeiras para conservar seus alimentos.
O vale do Salitre está situado distante dos centros urbanos aproximadamente 100 Km de Campo Formoso e 70 Km de Juazeiro, comunidades como Curral Velho, Abreus, Pacui, Lage dos Negros, Brejão da Caatinga, São Tomé, Gameleira do Dida, Bicas, Queixo Dantas, Borges, Pedra, Patos 1, 2, 3, Casa Nova dos Amaros, Casa Nova dos Marinos, Casa Nova dos Ferreiras, Alagadiço de Lage, Alagadiço do Brejão, Buraco, Bebedouro, Baixa Grande, Baixinha, Cacimbinha, Lagoa Branca, Poço da Pedra, Saquinho, Tabuleiro em Campo Formoso e as comunidades de Junco, Marruá, Goiabeira 1, 2, Passagem dos Sargento, Gangorra em Juazeiro, com uma população que ultrapassa 40 mil pessoas as estradas não possui pavimentação asfáltica, os povoados tem pouca infraestrutura, e de benefício há apenas um péssimo serviço de telefonia fixa, somete fixa, e um "monstruoso" serviço de distribuição de energia elétrica.
Fica uma pergunta: Quando esse problema será de fato solucionado?
Por: Rodrigo Vicente
0 comentários:
Postar um comentário